jueves, 19 de enero de 2012

Introducao_histofisiolog_II_Parte


Classificação tradicional dos epitelios

Considerando o número de capas celulares que formam os distintos tipos de epitelios que existem no organismo, eles se subdividem em: epitelios simples ou monoestratificados: lâminas epiteliais formadas por só uma camada de células epitelios estratificados: formados por dois ou mais capas celulares epitelios seudoestratificados: são aqueles que parecem estratificados mas todas suas células chegam à membrana basal enquanto só as células mais altas formam a superfície luminar

Epitelios simples
De acordo à forma de suas células classificam-se em: planos ou escamosos: as células são planas, muito mais compridas que altas.

EPITELIO PLANO

A este tipo corresponde a folha parietal da cápsula dos glomérulos renais, o endotelio dos vasos sanguíneos, e o mesotelio do peritoneo (FIGURA). cúbicos: suas células têm um largo similar a seu alto.

EPITELIO CUBOIDE

Se lhes encontra, por exemplo, revestindo os tubos colectores e os túbos distais na medula renal externa 
cilíndricos: cujas células tem um alto muito maior do que seu largo.


EPITELIO COLUNAR SIMPLES 
A este tipo corresponde o que revestem o lumen da vesícula biliar, cujas células realizam a reabsorção de água e clorato de sódio, e o epitelio de revestimento gástrico com células capazes de sintetizar uma secreção glicoproteica (figura 4)Polaridade celular em epitelios monoestratificados
 A organização POLARIZADA das células que formam a lâmina epitelial é uma característica fundamental dos epitelios.
A mantenção desta propriedade, depende das interacções que estabelecem as células epiteliais tanto entre si, como com a matriz extra celular de sua membrana basal. Nas células dos epitelios simples, a polaridade se manifesta em:
diferenças na estrutura e nas propriedades das superfícies apical, laterais e basal de cada célula.
uma distribuição vectorial das organelas celulares no interior do citoplasma, para facilitar mecanismos tais como absorção de iones ou a secreção de glicoproteínas.
uma composição molecular da membrana plasmática que reveste a superfície luminal das células, diferente à da membrana que cobre a superfície lateral e a superfície basal.

 Superfície luminal das células epiteliais
Ela pode apresentar especializações do citoplasma e da superfície celular, de acordo à função que desempenha o epitelio.
Entre elas destacam a existência de prolongamentos digitiformes do citoplasma da superfície livre, as quais podem ser de dois tipos: as microvilosidades e os cílios.

Microvilosidades São particularmente numerosas naqueles epitelios simples que cumprem funções de absorção e transporte transepitelial. Os túbulos proximais do rim (ribete em escovo) e o epitelio de revestimento intestinal (chapa estriada) apresentam este tipo de diferenciação.
Estrutura das microvilosidades
Estas estruturas digitiformes medem 0,080 mm de largo e 1.0 mm de longitude e produzem um aumento na superfície de absorção de arredor de 20 vezes (Fig 5).
Ao centro de cada microvilosidad se localiza um grupo de 20 a 30 microfilamentos de actina que lhe serve de suporte.

Estrutura molecular da microvellosidades
Cílios 
Os cílios são diferenciações da superfície apical de células presentes em epitelios que participam no transporte de substâncias ao longo da superfície epitelial.

EPITELIO COLUNAR COM CÍLIOS
Assim, os epitelios que revestem o tracto respiratório, o útero possuem numerosas células ciladas.
Cada una destos prolongamentos do citoplasma luminar mede 8 mm longitude e 0.25 mm de diâmetro, e contêm um eixo de microtúbulos que forma parte do axonema
Superfície lateral das células epiteliales
Figura Na zona vizinha à superfície do epitelio, a superfície lateral das células apresenta um sistema de uniões intercelulares chamado complexo de união.
Este sistema une às células entre si e define as caras luminar e basolateral de cada célula.
O complexo de união está formado pela associação de três tipos de uniões intercelulares:

1. A zonula ocluyente ou banda de oclusión.
2. A zonula aderente ou banda de adesão.
3. Desmosomas ou macula de adesão.


A zona ocluiente joga um rol fundamental na manutenção de uma diferença na composição molecular das membranas apical e basolateral.
Os lípidos da lâmina interna da bicamada lipídica difundem lateralmente através da zona de oclusão, em mudança os lípidos da lâmina externa não podem atravessá-la.
A sua vez, as proteínas intrínsecas se deslocam livremente em seu domínio da membrana celular, mas não podem atravessar a zona de oclusão para passar ao domínio adjacente.
Se as uniões estreitas desaparecem, a asimetría na distribuição de moléculas entre as membranas luminar e basolateral desaparece, perdendo-se a organização polarizada da membrana celular epitelial.

Superfície basal das células epiteliais
A superfície basal das células epiteliais descansa sobre uma especialização da matriz extracelular, denominada lâmina basal.
Esta estrutura se une à membrana plasmática basal através de proteínas receptoras específicas, que formam parte das uniões aderentes da base.
A base da maioria dos epitelios, apresenta um contorno liso.
No entanto, os epitelios especializados no transporte de electrólitos e água, costumam apresentar profundos vincos basais que permitem a amplificação da superfície basal.

No hay comentarios:

Publicar un comentario