viernes, 2 de noviembre de 2012

Aparelho Locomotor: Cartilagem.

A cartilagem é formada por uma abundante matriz extracelular na qual se localizam condrócitos em espaços chamados lacunas.
Os condrócitos sintetizam e secretam os componentes orgânicos da matriz extracelular: colagéneo, ácido hialurónico, proteoglicanos e glicoproteínas.
Segundo as características da matriz pode distinguir-se a cartilagem hialina e a cartilagem fibrosa.
Existe ainda a cartilagem elástica na qual a elastina faz parte da matriz extracelular.
Os vasos sanguíneos não penetram na matriz cartilaginosa sendo os condrócitos nutridos com material que difunde a partir dos capilares sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.

Cada placa ou lâmina de tecido cartilaginoso está rodeada pelo pericondrio que corresponde a tecido conjuntivo denso no qual se distingue uma camada externa
fibrosa e uma camada interna celular na qual se localizam as células que podem dar origem aos condroblastos, que correspondem a precursores dos condrócitos e que diferem deles só na sua idade e na sua maior actividade de síntese de componentes da matriz intercelular cartilaginosa

Os condroblastos apresentam um ergastoplasma e um aparelho de Golgi muito desenvolvidos e apresentam vesículas e grânulos secretores,os quais estão associados às funções de síntese e secreção dos diferentes componentes da matriz extracelular cartilaginosa.
Esta matriz é formada principalmente por:
colagéneo de tipo II, proteoglicanos de condroitina e queratanosulfato, ácido hialurónico e glicoproteínas.
Ao diminuir a sua atividade de síntese estas células diminuem o desenvolvimento tanto do ergastoplasma como do aparelho de Golgi, acumulam glicógeno e lípidos no seu citoplasma e passam a designar-se condrócitos.

Histogénese da cartilagem
O tecido cartilaginoso origina-se no mesênquima.
As células do mesênquima arredondam-se e agrupam-se em conglomerados com escasso material intercelular entre elas.
Este conjunto de células pré-cartilaginosas designa-se blastema.
As células do blastema são induzidas a sintetizar matriz cartilaginosa e a partir desse momento são chamadas condroblastos. Estas células separam-se progressivamente à medida que aumenta a quantidade de matriz sintetizada e passam a chamar-se condrócitos.
O mesênquima que rodeia a massa condrogénica passará a constituir o pericondrio.
Crescimento da cartilagem - as placas de tecido cartilaginoso podem aumentar o seu volume através de dois mecanismos: crescimento por aposição e crescimento intersticial.

Crescimento por aposição - ocorre a partir do pericondrio, em cuja camada celular se localizam células indiferenciadas capazes de se dividir dando origem a células que se diferenciam em condroblastos e que produzirão tecido cartilaginoso sobre a superfície da cartilagem pré-existente, ficando os condroblastos presos na matriz que produzem e passando a designar-se condrócitos.

Crescimento intersticial- ocorre porque os condrócitos são capazes de se dividir e porque a matriz cartilaginosa pode ser distendida. As células filhas ocupam inicialmente a mesma lagoa mas à medida que elas secretam nova matriz intercelular vão-se separando. Estas células filhas podem voltar a dividir-se formando-se os chamados grupos isógenos, que se encontram frequentemente em cartilagens em crescimento.

Matriz intercelular da cartilagem hialina
O colagéneo corresponde a cerca de 40% dos componentes orgânicos da matriz cartilaginosa.
Está organizado principalmente como fibrilhas de colagéneo II que se dispõem como um rede lassa em toda a matriz da cartilagem hialina. Ao longo das fibrilhas de colagéneo II associam-se moléculas de colagéneo IX (a1( IX ) a2( IX ) a3( IX )), de modo que um dos extremos de cada molécula se projecta para a matriz extracelular circundante.
Os principais glicosaminoglicanos correspondem a ácido hialurónico e a proteoglicanos de condroitina e queratan-sulfato.
Na matriz cartilaginosa o ácido hialurónico associa-se a 80-200 unidades de proteoglicanos, através de proteínas de enlace.
Os enormes conglomerados de ácido hialurónico estão unidos às fibrilhas de colagéneo por ligações electrostáticas e pontes cruzadas glicoproteicas.

Mais do 60% do peso da cartilagem hialina corresponde a água, grande parte da qual se encontra parcialmente fixada por interacção com os glicosaminoglicanos, no entanto existem zonas em que a interacção é suficientemente lassa para permitir o fluxo de solutos pela matriz cartilaginosa.
A grande hidratação e a possibilidade de movimento de água são os dois factores que permitem à cartilagem suportar a compressão e a sua recuperação, como ocorre nas cartilagens articulares.
Os proteoglicanos concentram-se na cápsula ou matriz territorial que rodeia cada lacuna e aliás os grupos isógenos estão em conjunto rodeados de uma zona rica em proteoglicanos, na qual são escassas as fibrilhas de colagénio II (matriz territorial ), ao contrário do que ocorre na matriz localizada entre as células cartilaginosas (matriz interterritorial ).

A adesão entre os condrócitos e a matriz que os rodeia é estabilizada pela condronectina, glicoproteína que se associa a receptores na membrana plasmática das células e aos componentes da matriz territorial.
A cartilagem hialina forma o esqueleto provisório durante o desenvolvimento, as placa epifisárias durante o crescimento dos ossos, reveste as superfícies articulares nas articulações e forma parte da parede nas grandes vias respiratórias.

Cartilagem elástica
Esta cartilagem possui uma estrutura semelhante à da cartilagem hialina, com uma camada de pericondrio e os condrócitos rodeados da matriz intercelular, mas na sua matriz existem também lâminas ou fibras elásticas as quais concentram a matriz interterritorial.

Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem
Contém condrócitos, geralmente encapsulados numa matriz intercelular parecida à da cartilagem hialina, mas com agrupamentos de fibrilhas de colágenio I, orientados em diversas direcções, ocupando a matriz intercelular.

link_images:
http://histologialocomotorporjmunoz.blogspot.com/