jueves, 19 de enero de 2012

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso. Introducao. Os Neuronios.

ANATOMIA INTRODUCAO


O sistema nervoso origina-se desde o ectoderma e seus principais componentes são as células, rodeadas de escasso material intercelular.
As células são de duas classes diferentes: neurónios ou células nervosas e neuroglia ou células de sustento.
É o tecido próprio do Sistema Nervoso o qual, mediante a acção coordenada de redes de células nervosas:recolhe informação procedente desde receptores sensoriais
processa esta informação, proporcionando um sistema de cor e gera sinais apropriados para as células ejectoras .
As células de sustento rodeiam aos neurónios e desempenham funções de suporte, defesa, nutrição e regulação da composição do material intercelular.
O Sistema Nervoso Central (SNC), origina-se desde o epitelio do tubo neural e seu tecido nervoso contém neurónios, células de neuroglia e capilares sanguíneos que formam a barreira hemato-encefalica.
O Sistema Nervoso Periférico (SNP), que conecta os receptores sensoriais com SNC.
É este com as células ejectoras, desenvolve-se a partir da crista neural e suas células se associam a outros tecidos do organismo.
No entanto, é uma extensão do tecido nervoso do SNC já que zonas dos neurónios sensitivos e ejectores e todos os interneuronios se encontram no SNC, enquanto os gânglios nervosos e os nervos periféricos corresponder ao tecido nervoso próprio do SNP


OS NEURÓNIOS.







IMAGEM MICROSCÓPICA DUM NEURÓNIO..

São as células funcionais do tecido nervoso.
Elas se interconectan formando redes de comunicação que transmitem sinais por zonas definidas do sistema nervoso .
As funções complexas do sistema nervoso são consequência da iteração entre redes de neurónios, e não o resultado das características específicas de cada neurónio individual.
A forma e estrutura de cada neurónio se relaciona com sua função específica, a que pode ser:
1. receber sinais desde receptores sensoriais

2. conduzir estes sinais como impulsos nervosos, que consistem em mudanças na polaridade eléctrica a nível de sua membrana celular transmitir os sinais a outros neurónios ou a células efectoras.

Em cada neurónio existem quatro zonas diferentes: 


O pericarion: zona da célula onde se localiza o núcleo, e desde o qual nascem dois tipos de prolongamentos
As dendritas que são numerosas e aumentam o área de superfície celular disponível para receber informação desde os terminais axónicos de outros neurónios,
O axonio que nasce único e conduz o impulso nervoso desse neurónio para outras células ramificando-se na sua porção terminal (telodendrão)
Uniões celulares especializadas chamadas sinapses, localizadas em lugares de vizinhança estreita entre os botões terminais das ramificações do axonio e a superfície de outros neurónios.
O tamanho das células nervosas é muito variável mas o seu corpo celular pode chegar a medir até 150 um e seu axonio mais de 100 cm.
Os corpos celulares , a maior parte das dendritas e a arborização terminal de uma alta proporção dos axonios se localizam na substância cinzenta do SNC e nos gânglios do SNP.
Os axonios formam a parte funcional das fibras nervosas e se concentram nos fazes da substância branca do SNC; e nos nervos do SNP

Tipos de neurónios

 
Bipolares, que além do axonio têm só uma dendrita; e encontram-se associadas a receptores na retina e na mucosa olfactiva.

Peudo-unipolares, desde as que nasce só um prolongamento que se bifurca e se comporta funcionalmente como um axonio excepto nos seus extremos ramificados em que o ramo periférico recebem sinais e funcionam como dendritas e transmitem o impulso sem que este passe pelo soma neuronal; é o caso dos neurónios sensitivos espinhais

Multipolares desde as que, além do axonio, nascem desde duas a mais de mil dendritas o que lhes permite receber terminais axónicos desde múltiplos neurónios diferentes.

A maioria dos neurónios é deste tipo. Um caso extremo o constitui a célula de Purkinje que recebe mais de 200.000 terminais nervosos.
ESTRUTURA CELULAR DUM NEURÓNIO
Os neurónios são células sintetizadoras de proteínas, com um alto gasto de energia metabólica, já que se caracterizam por:
Apresentar formas complexas e uma grande área de superfície de membrana celular, a nível da qual deve manter um gradiente electroquímico importante entre intra e extracelular
Secretar distintos tipos de produtos a nível de seus terminais axónicos
Requerer um recambio constante de seus distintos organelos e componentes moleculares já que sua vida costuma ser muito longa (até os mesmos anos que o indivíduo ao que pertencem).
Por estas razões: O núcleo é grande e rico em eucromatina, com o nucléolo proeminente. O ergastoplasma que se dispõe em agregados de cisternas paralelas entre as quais há abundantes poliribosomas.
Ao microscópio de luz se observam como grumos basófilos ou corpos de Nissl, os que se estendem para os ramos gordos das dendritas O aparelho de Golgi se dispõe em forma perinuclear e dá origem a vesículas membranosas, com conteúdos diversos, que podem deslocar-se para as dendritas ou para o axonio.
As mitocondrias são abundantes e se encontram no citoplasma de todo o neurónio.
Os lisosomas são numerosos e originam corpos residuais carregados de lipofucsina que se acumulam de preferência no citoplasma do soma neuronal.
O citoesqueleto aparece, ao microscópio de luz, como as neurofibrillas, que correspondem a agrupamentos de neurofilamentos (filamentos intermédios), vizinhos aos abundantes microtúbulos (neurotúbulos).
Estes últimos se associam a proteínas específicas (MAPs: proteínas associadas a microtúbulos) que determinam que o citoesqueleto de microtúbulos possa:
Definir compartimentos no citoplasma neuronal: a MAP-2 se associa aos microtúbulos do pericarion e dendritas enquanto a proteína tau se sócia aos microtúbulos do axonio.
Dirigir o movimento de organelos ao longo dos microtúbulos: a kinesina, desloca-se para o extremo (+), enquanto a dineína, deslocam-se para o extremo (-) dos microtúbulos
As dendritas nascem como prolongamentos numerosos e ramificados desde o corpo celular:. no entanto nos neurónios sensitivos espinhais se interpõe um longo axonio entre as dendritas e o pericarion. AO longo das dendritas existem as espinhas dendríticas, pequenos prolongamentos citoplasmáticos, que são lugares de sinapses.
O citoplasma das dendritas contêm mitocondrias, vesículas membranosas, microtúbulos e neurofilamentos.
O axonio é de forma cilíndrica e nasce desde o cone axónico que carece de ergastoplasma e ribosomas.
O citoplasma do axonio (axoplasma) contém mitocondrias, vesículas, neurofilamentos e microtúbulos paralelos. Sua principal função é a condução do impulso nervoso Se ramifica extensamente só em sua região terminal (telodendrão) a que actua como a porção ejectora do neurónio, já que assim cada terminal axónico pode fazer assim sinapses com vários neurónios ou células ejectoras.


link_imagens_http://histologianervioso.blogspot.com/

No hay comentarios:

Publicar un comentario