jueves, 19 de enero de 2012

Aparelho Locomotor: Fisiologia Muscular. Parte I.

O tecido muscular e de origem mesenquimático, e está constituído por:
células musculares (fibras musculares), capazes de gerar movimentos ao contrair-se sob estímulos adequados e logo relaxar-se e tecido conjuntivo estreitamente associado às células musculares.
Este actua como sistema de união e acopla a tracção das células musculares para que possam actuar em conjunto.
Ademais, conduz os vasos sanguíneos e a enervação própria das fibras musculares.
Tipos de tecido muscular
distinguem-se 3 tipos de músculo: 


1 esquelético, estriado ou voluntário
2 cardíaco, estriado involuntário
3 liso, involuntário
 


Cada tipo de músculo tem células de estrutura distinta, adaptadas a sua função específica, mas em todos eles a maquinaria intracelular contráctil está formada por filamentos que se orientam paralelos à direcção do movimento.
Todas as variedades de células musculares aproveitam a energia química armazenada no ATP e a transformam em energia mecânica.aquinaria intracelular contráctil está formada por filamentos que se orientam paralelos à direcção do movimento.
Todas as variedades de células musculares aproveitam a energia química armazenada no ATP e a transformam em energia mecânica. 


Tecido muscular esquelético  


Este tecido está formado por grupos de células cilíndricas (10-100 mm), muito longas(de até 30 cm), multinucleadas e estriadas transversalmente, chamadas também fibras musculares esqueléticas.
Os núcleos das fibras se localizam vizinhos à membrana plasmática (sarcolema), que aparece delimitada por uma lâmina basal (lâmina externa).
O tecido conjuntivo que rodeia às fibras musculares contém numerosos vasos sanguíneos e nervos e se dispõe de maneira de transferir, na forma mais efectiva possível, a contracção das fibras musculares aos lugares de inserção do músculo. Cada fibra muscular recebe uma terminação do axonio de um neurónio motora, formando-se na zona de união uma estrutura denominada placa motora.

 
Fibras musculares esqueléticas  

As fibras musculares esqueléticas se caracterizam pela presença de estrias transversais periódicas. Esta estriação resulta da existência no seu citoplasma das miofibrillas estruturas responsáveis da contracção muscular.
As miofibrillas são estruturas cilíndricas longas (1 a 3 mm de diâmetro) que correm paralelas ao eixo logitudinal da célula, e estão formados por miofilamentos finos e miofilamentos gordos, dispostos em tal forma que induzem a aparência de bandas claras e escuras que se repetem à o longo de cada miofibrilla, determinando a organização dos sarcómeros.
A banda escura se conhece como banda A (de anisótropa) e a clara como banda I (de isótropa).
Cada banda I aparece bisectada por uma linha transversal escura denominada disco ou linha Z (de Zwichenscheibe= disco intermédio,.
Ao centro da banda A há uma zona mais clara que corresponde à banda H (de Hell = claro) em cujo centro está a linha M (de Mittellmembran= membrana média.
No citoplasma que rodeia às miofibrillas se dispõem tanto as mitocôndrias como as cisternas do retículo sarcoplásmico às quais se associam os túbulos T, numa organização precisa ao respeito dos sarcómeros e repetidas a todo o longo das células musculares esqueléticas.
Estreitamente associadas às fibras musculares esqueléticas se encontram as células satélites, separadas do endomisio pela mesma membrana basal que rodeia à fibra muscular.
Elas são células musculares indiferenciadas que jogam um rol importante no crescimento e reparação dos músculos. 

 
FIGURA 1. SARCÓMERO.

1.Sarcolema de la fibra muscular
2.Miofrillas
3.Túbulos transversos
4.Retículo sarcoplasmático
5.Tríada
6.Mitocondria
7.Sarcómero 

 
FIGURA 2. ESQUEMA DA CONTRACCAO MUSCULAR.

1.Bandas o líneas Z
2.Filamentos de actina en el interior del sarcómero
3.Filamento aislado de actina. Formado por el agregado de monómeros de actina (son las esferas)
4.Filamento de tropomiosina
5.Tropomina
6.Banda central de haces de miosina, ubicada en el centro del sarcómero
7.Filamentos de miosina, con la región de la cabeza proyectada hacia afuera
8.Sarcómero
9.Bandas I de los sarcómeros vecinos. Estan insertadas en la banda Z
10.Banda A
11.Banda H 


POSTERIORMENTE APARECERAM NA RED DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DE FACEBOOK, ALGUMAS QUESTOES RELACIONADAS COM ESTOS CONCEITOS.
BOM TRABALHO A TODOS.
LINK DA REDE: 

 
http://es-es.facebook.com/pages/Histologia-Humana/193977577328767
 

No hay comentarios:

Publicar un comentario